Cambara-do-Sul

Cambará do Sul está localizado na Serra Gaúcha, na região conhecida como Campos de Cima da Serra. Devido aos cânions, a região também é chamada de Aparados da Serra. O município fica na parte nordeste do Rio Grande do Sul e faz divisa com acessos por estrada com São Francisco de Paula (RS), Jaquirana (RS), São José dos Ausentes (RS) e Praia Grande (SC). Sua localização é muito estratégica porque está próximo ao litoral gaúcho e às regiões das Hortênsias e da Uva e Vinho.

O clima de Cambará do Sul é considerado raro, pois ainda mantêm, as estações bem definidas. No inverno, o frio reina durante os meses de junho, julho e agosto, e algumas vezes até setembro, com incidência de temperaturas negativas, que já chegou à mínima absoluta de 8ºC negativos. Nessa época os campos ficam queimados pela forte geada e algumas vezes pela neve. A mata fica em silêncio e os animais se recolhem. E finalmente chega o minuano, vento forte e constante, mostrando mais uma vez sua face, colocando as pessoas em suas casas ao redor do fogão a lenha, “É momento de se recolher”. Em meados de setembro é o inicio das chuvas de primavera que segue até outubro. Cambará do Sul possui um dos maiores índices pluviométricos da região sul. Então os campos começam a ficar verdejantes, com flores de cores vivas, e os animais saem em busca de alimentos.

Com a chegada do verão vem também à viração (nevoeiro), que é resultante da condensação entre o ar quente e úmido que vem do litoral encontrando o ar frio do planalto. A serração se aproxima lenta e muito tímida, mas de repente ela toma conta de todo o planalto da serra gaúcha. O sol mantém os dias quentes, mas no final do dia sempre chega a chuva deixando um vento suave e agradável até o outro dia. O outono se mantém entre meados de março até o inicio de junho, trazendo tranquilidade, temperaturas amenas, poucas chuvas e pouca viração.